Ferramenta disponível no Google Play e Apple Store facilita a vida de clientes, que agora podem solicitar serviços, consultar informações referentes à movimentação de cargas e acompanhar cada um dos navios que chega ou sai do Tecon Santos via smartphones e tablets.
Referência na operação de contêineres no Brasil, a prestadora de serviços portuários e logísticos completos Santos Brasil lançou em abril um aplicativo mobile inédito e gratuito. Trata-se do Santos Brasil App, que permite a solicitação de serviços, consultas e acompanhamento de movimentação de cargas via smartphones e tablets. A ideia do aplicativo nasceu a partir do desejo da empresa de promover maior agilidade e interação com seus diferentes perfis de clientes. “Queríamos um canal de relacionamento, onde pudéssemos atender às reais necessidades de nossos clientes, informando-os sobre a localização exata de seus contêineres”, disse Ricardo Abbruzzini Filho, diretor de Tecnologia da Informação da Santos Brasil.
Segundo o executivo, a ideia era ter uma plataforma direcionada para clientes e parceiros como importadores/exportadores, armadores, despachantes, transportadoras, entre outros e, que o grande diferencial fosse o uso do Push, notificações que são enviadas para os usuários quando solicitadas. “Isso quer dizer que o cliente que desejar acompanhar algum tipo de operação ou carga específica por meio de notificações, pode simplesmente solicitar o recebimento dessas informações através do aplicativo com alguns cliques”, conta.
De acordo com Abbruzzini, a escolha da Kony como ferramenta de desenvolvimento se deu em função da agilidade na criação de aplicativos e, principalmente, por se tratar de uma ferramenta multiplataforma (Android, iOS). O diretor conta ainda que outra decisão importante em um projeto estratégico como esse foi a escolha do parceiro de tecnologia. “A 3CON, com a sua experiência de implantações de projetos mobile em outras empresas e através da parceria com a Kony, ajudou no desenvolvimento do nosso aplicativo como diferencial no mercado portuário”, declarou Abbruzzini.
Apresentado em abril passado na 21ª Intermodal South America, o aplicativo atende a clientes do Tecon Santos, maior terminal de contêineres da América do Sul, além dos dois Centros Logísticos e Industriais Aduaneiros (CLIAs), com operações localizadas em Santos e Guarujá. Graças às suas funcionalidades, em apenas dois meses o número de downloads do App chegou a 400, sendo 278 deles para a plataforma Android.
Abbruzzini ressalta que hoje, através do App, podem ser realizados serviços como averbação e posicionamento de contêineres para vistorias pelos próprios importadores e exportadores ou por seus representantes legais (despachantes). Também é possível realizar consultas sobre os contêineres armazenados, tais como peso, datas de embarque e desembarque e status atual. Clientes armadores podem fazer a consulta dos Bookings e acompanhar a lista de atracação de navios no Tecon Santos, que também está acessível a todos os públicos de relacionamento da empresa logo na página inicial do aplicativo. “O aplicativo traz uma grande vantagem, sobretudo, para despachantes que precisam de mobilidade e passam muito tempo fora do escritório. Além de poder realizar as solicitações via App, eles também têm a opção de receber notificações sobre a conclusão de serviços em tempo real”, diz.
O diretor diz que a previsão é migrar para o novo aplicativo, em até um ano, 10% das operações sistêmicas hoje feitas pelos clientes da Santos Brasil. Em médio prazo, aproximadamente de 2 a 3 anos, o objetivo da companhia é crescer 20% este indicador. O executivo antecipa que, em breve, novas funções serão agregadas ao aplicativo a fim de facilitar ainda mais o dia a dia dos clientes. “Já estamos trabalhando na próxima versão, que incluirá outras unidades da Santos Brasil”, conclui.
A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Referência na operação de contêineres no Brasil, a empresa foi criada há 17 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 3 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a capacidade logística portuária do País.
A produtividade do Tecon Santos é a mais alta do Brasil: média mensal superior a 100 MPH (movimentos por hora). Em abril de 2015, a companhia superou o recorde de produtividade mensal no Porto de Santos, com média de 110,65 MPH. Também em abril, o Tecon Santos bateu a marca de 225,25 MPH na operação de um único navio.
Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC) – e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística e de cargas gerais, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente
© 1993-2024 - 3CON Consultoria e Sistemas S.A. - Todos os direitos reservados