Analisamos o comportamento on-line dos tomadores de decisão de TI para determinar onde eles precisam de mais ajuda agora em comparação com antes da pandemia.
A pandemia da COVID-19 exigiu que as organizações empresariais mudassem da noite para o dia se tornando quase completamente digital, levando a uma demanda sem precedente em suas organizações de TI, na tentativa de oferecer experiências digitais de alto desempenho a seus clientes e funcionários por meio de serviços digitais, incluindo sites, aplicativos, IoT dispositivos e wearables.
Nossa pesquisa mostra que antes da pandemia 71% dos consumidores admitiam que os serviços digitais eram tão intrínsecos ao seu dia-a-dia que nem percebiam o quanto confiavam neles. Hoje, os serviços digitais são essenciais para manter a força de trabalho produtiva em casa, permitindo que as pessoas comprem mantimentos on-line, ajudando os pacientes a se conectarem com profissionais de telessaúde para relatar sintomas, acessar testes e muito mais.
Os aplicativos se tornaram rapidamente a porta de entrada para serviços digitais críticos, nos quais agora confiamos para funcionar no dia-a-dia, tanto para necessidades pessoais quanto profissionais. Isso significa que os proprietários de aplicativos são atingidos pelo uso recorde, enquanto estão sob intensa pressão para obter produtos, serviços e informações rapidamente para seus clientes – enquanto mantêm uma ótima experiência digital.
Sabendo que as equipes de TI agora estão navegando em um aumento na demanda e nas expectativas, queríamos entender melhor as principais áreas em que poderíamos ajudar.
Para fazer isso, analisamos o comportamento on-line dos tomadores de decisão de TI para determinar desde as mudanças anteriores à pandemia até agora. Nossos analistas de dados examinaram picos orgânicos no tráfego, revisaram os termos de pesquisa na Web relacionados ao desempenho de aplicativos e aos cursos de treinamento mais frequentes e compilaram as perguntas mais comuns de nossos clientes entre 1º de março e 4 de abril de 2020, um período de pico de intensidade na pandemia.
O conjunto dessas descobertas identificou três tendências principais que descrevem onde os profissionais de TI estão procurando ajuda no momento:
A demanda por gerenciamento de desempenho de aplicativos está em ascensão.
Enquanto os profissionais de TI lutam para responder às oscilações no uso de aplicativos e a novas pressões na experiência do usuário, muitos reconhecem a necessidade de soluções de gerenciamento de desempenho de aplicativos.
Ao analisar os termos de pesquisa orgânica da Web relacionados ao desempenho de aplicativos, “APM“, “Monitoramento de desempenho de aplicativos” e “Monitoramento de experiência digital” classificados entre os 5 principais termos pesquisados e visualizados com mais frequência em todo o mundo.
Os líderes de TI e de negócios estão reconhecendo que precisam avaliar ativamente o desempenho de suas experiências digitais em resposta a demanda crescente e pressão adicional dos usuários. O sucesso de seus negócios depende de ter as ferramentas para monitorar e gerenciar com precisão sua pilha de tecnologias de aplicativos, da experiência do usuário à rede.
A pandemia do COVID-19 tornou difícil para as empresas prever a demanda ou confiar em modelos de capacidade criados sem levar em conta as mudanças repentinas de comportamento provocadas pela pandemia. Isso significa que as equipes de TI precisam de flexibilidade para aumentar e diminuir rapidamente os recursos e estão cada vez mais contando com a nuvem para ajudá-los.
Validando essa necessidade de agilidade, descobrimos que os termos de pesquisa relacionados aos serviços em nuvem, como “operações em nuvem”, “Azure” e “monitoramento da AWS“, são populares.
Algumas organizações que usavam anteriormente a implantação de software local agora estão em uma posição em que precisam habilitar uma força de trabalho remota e fornecer acesso em tempo real a dados críticos aos negócios para membros da equipe em vários locais de trabalho. Sob o clima atual, o caminho para a nuvem não é mais um luxo para as empresas – é uma necessidade crítica.
Os desenvolvedores estão recorrendo aos microsserviços para dimensionar a nova demanda.
À medida que as empresas se tornam totalmente dependentes da qualidade de suas experiências digitais para se manterem competitivas, os desenvolvedores estão sob intensa pressão para escrever novos códigos, atualizar recursos e corrigir bugs rapidamente. Para fazer isso em escala, a comunidade de desenvolvedores está recorrendo aos microsserviços para desenvolver, testar e implantar código a uma taxa extraordinária.
Da mesma forma, as equipes de TI estão recorrendo a tecnologias de orquestração de contêineres como o Kubernetes para gerenciar e priorizar cargas de trabalho.
Está claro que a recém-descoberta da dependência do digital mostra que departamentos de TI ao redor do mundo estão lutando para gerenciar e dimensionar serviços sem ficar aquém das expectativas de experiência dos usuários. Os profissionais de TI precisam de suporte e ferramentas adicionais para combater esses novos desafios, porque sabem que a qualidade das experiências digitais que oferecem hoje afetará seu sucesso agora e depois que a pandemia desaparecer.
Por Angie Mistretta | Appdynamics
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