A Flores Online recorreu à tecnologia de geolocalização e gestão da israelense OfficeCore para otimizar a entrega de 25 mil presentes. O projeto, conduzido pela consultoria 3CON, foi colocado em a prova durante o Mês das Mães.
“Conseguimos uma redução de custos com papel e mão de obra, sem mencionar a satisfação do cliente. Eles notaram a agilidade e a precisão das informações”, comemora Carlos Miranda, CEO da e-commerce.
Presente em mais de 700 cidades brasileiras e com um faturamento que ultrapassa a casa dos R$ 40 milhões, a varejista tem a missão de entregar cerca de 25 mil pedidos mensalmente, especialmente em datas comemorativos, sem permitir que nenhum deles atrase.
De acordo com Stéfano Rocha Bento, coordenador de logística da companhia, a empresa enfrentava o grande desafio de acompanhar todas as entregas em tempo real, com segurança e agilidade.
“Precisávamos de uma ferramenta que nos permitisse monitorar todos os colaboradores responsáveis pelas entregas e, ao mesmo tempo, passar todas as informações ao cliente para que pudesse acompanhar o status do pedido”, explica.
Bento conta que a prioridade, e um dos diferenciais da empresa, é produzir os arranjos e kits no mesmo dia em que eles saem para a entrega – na Grande São Paulo, por exemplo, os pedidos chegam para os clientes em poucas horas.
“Mesmo que o cliente faça sua encomenda dez dias antes, para que a Flores Online proporcione uma experiência de compra perfeita e garanta a qualidade de alto nível dos produtos é indiscutivelmente necessário que as flores sejam preparadas somente no dia da entrega”, explica.
Outro ponto fundamental e totalmente conectado à proposta do serviço é a logística, isto é, a retirada das entregas no centro de distribuirão da empresa pelos motoristas até sua chegada ao destino final. “É exatamente nesse ponto que o OfficeTrack mais fez a diferença”, avalia o coordenador.
Segundo Bento, sua equipe de logística faz um acompanhamento completo do pedido até a entrega na casa do cliente, mas antes da implantação da ferramenta todo o contato com os motoristas era feito através de ferramentas obsoletas como ligações, via rádio, mensagens instantâneas, etc, e isso era muito demorado e não havia uma noção exata da localidade dos pedidos.
“Hoje, todo o contato com os motoristas é realizado em tempo real, através do monitoramento do OfficeTrack via GPS e pelas atividades que eles dão baixa pelo aplicativo através do smartphone”.
O coordenador ouviu falar do aplicativo da israelense através de um de seus colaboradores e, após um período de avaliação, foi considerado apto para atender às necessidades do negócio.
“Agora, nosso próximo passo é desenvolver mais soluções de acompanhamento em tempo real que deixarão a experiência de compra ainda mais completa”, projeta Bento.
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