A rede de afiliados da Expedia (EAN) faz parte do Expedia Inc., a maior empresa de viagens on-line do mundo. A EAN cria as ferramentas e tecnologia que ajudam milhões de viajantes a encontrar os hotéis perfeitos para as suas próximas viagens.
Como a rede de afiliados de viagens privadas com maior crescimento do mundo, a EAN trabalha com mais de 7.500 parceiros em 33 países para transformar seu tráfego na web em reservas de hotéis e clientes felizes.
Desafio: Visibilidade de ponta a ponta necessária para identificar e resolver problemas de desempenho mais rapidamente
É fundamental que os sistemas da EAN permaneçam confiáveis e que quaisquer problemas de desempenho sejam rapidamente identificados e resolvidos, pois não são apenas os clientes da EAN que dependem deles, mas também milhares de parceiros em todo o mundo. A equipe de operações da EAN tinha uma variedade de ferramentas de monitoramento, que só destacavam o fato de que algum problema estava ocorrendo, não indicando qual e nem o por que do problema. Com essas ferramentas era necessário um grande esforço e um tempo enorme para detectar a causa dos problemas.
“Éramos apenas reativos quando se tratava de desempenho”, disse Andrew Mulholland, Arquiteto de Operações da EAN. “Enquanto os incidentes de Severidade 1 eram trabalhados de imediato, pois estavam claramente destacados em alguma das ferramentas de monitoramento existente, para os demais problemas ficávamos sem conhecimento dos mesmos por várias e várias horas, acarretando sérios problemas de disponibilidade dos nossos sistemas”.
A EAN precisava de uma ferramenta para proporcionar visibilidade de ponta a ponta para que o time de Mulholland monitorassem as aplicações em produção e permitisse a identificação e solução dos problemas mais rapidamente. Então, eles começaram a procurar uma solução de gerenciamento de desempenho de aplicativos (APM).
“O AppDynamics ajudou a EAN a priorizar e solucionar problemas de desempenho”
Visibilidade, pequeno overhead e facilidade de uso. Depois de uma Prova de Valor, a EAN integrou a solução AppDynamics e começou a monitorar centenas de nós no ambiente de produção.
Com a plataforma AppDynamics, o time da Mulholland passou a identificar onde o tempo foi gasto dentro de suas API e suas aplicações web para ajudar a priorizar quais problemas precisavam de atenção em primeiro lugar. “Agora podemos encontrar muitos problemas e corrigi-los antes que afetem nossos parceiros e seus clientes”, disse Mulholland. “Somos mais pró-ativos agora e isso nos permitiu encurtar nosso tempo de resposta significativamente.”
“Agora, somos sempre os primeiros a informar aos nossos fornecedores quando e onde têm um problema, o que reduziu em 90% o tempo de solução dos problemas com a consequente maior disponibilidade de nossos sistemas”.
“A precisão dos dados coletados pelo AppDynamics resultou na significante melhoria do tempo médio para resolver muitos problemas, já que muitos dos nossos fornecedores agora tomam ação direta em seus sistemas a partir dos alertas do AppDynamics”.
Talvez a maior conquista tenha sido que mesmo com o aumento do tráfego e da taxa de mudança na web, os sistemas da EAN permaneceram estáveis e o desempenho das principais transações melhorou. “Nossas transações comerciais mais importantes são mais de 25% mais rápidas do que antes“, disse Mulholland.
“Graças ao AppDynamics, podemos finalmente ser proativos sobre o desempenho das nossas soluções. Está dando certo e o retorno do investimento está sendo plenamente justificado” .
iaram algumas soluções de mercado, fizeram provas de conceito, e a tecnologia que mais se mostrou aderente às necessidades da seguradora foi a da AppDynamics. “Os pontos que nos ajudaram a decidir foram o preço da solução, a facilidade de instalação, a baixa necessidade de suporte e o fato da AppDynamics cobrir todos os nossos requisitos atuais de monitoramento”, elencou.
Com o apoio da 3CON, consultoria parceira que já prestava serviços para a Tokio Marine, o AppDynamics foi implantado em cerca de dois meses e hoje monitora os ambientes que suportam os sistemas críticos de cotação, portais, sinistros e emissão. “Em pouco tempo começamos a colher os primeiros frutos: alto nível de satisfação dos usuários, agilidade, qualidade de entrega e alta disponibilidade”, reconhece o diretor. E finaliza: “O papel da consultoria foi muito importante. Recebemos o suporte necessário em todas as etapas, desde a prova de conceito, avaliação e implantação. A confiança nos profissionais da 3CON, que têm muito tempo no mercado, também foi fundamental em toda a condução do projeto”.
© 1993-2024 - 3CON Consultoria e Sistemas S.A. - Todos os direitos reservados